Quando você solicita a instalação de uma internet banda larga em sua casa, um funcionário da operadora de telefonia faz todo o processo de configuração do modem, normalmente algo padronizado e que nem sempre dá conta de todas as suas necessidades.
Mas se você pensa que configurar um roteador é algo complicado, que é uma tarefa reservada apenas aos profissionais, está enganado. Fazer alterações básicas — como mudar a senha do Wi-Fi — é bem simples e pode ser feito por basicamente qualquer pessoa.
Leia mais: Canaltech Responde. Quais os riscos de manter minha rede wireless aberta?
Logicamente, as configurações de um modem apresentam recursos avançados que devem permanecer intocados, então faça estritamente o necessário para não causar qualquer dano ao bom funcionamento do aparelho.
Importante: ainda vale lembrar que os modens e roteadores podem apresentar peculiaridades dependendo da marca e do modelo, mas, no geral, configurar um dispositivo desse tipo segue um padrão que será explicado neste tutorial. Dito isto, vamos lá!
Instalando o roteador
O primeiro passo é bem simples: conecte todos os cabos em seu roteador. Normalmente, ele vem com várias portas para rede cabeada, então plugue ali quantas você achar necessário e, é claro, não se esqueça de conectar o cabo de energia e também o cabo que vai até à linha telefônica.
Configurando o roteador
Passo 01
Quando você liga um roteador pela primeira vez conectado a um computador, um assistente de configuração pode ajudar você. Então, verifique o endereço de IP do dispositivo — a informação normalmente está presente no manual do aparelho ou então em um adesivo colado embaixo da peça — e digite-a no navegador.
Esse número normalmente é uma das três seguintes opções:
- 10.1.1.1
- 192.168.1.1
- 192.168.0.1
Passo 02
Digite o IP correto, com os pontos e tudo, no campo de endereços do seu navegador e pressione Enter. Agora vem uma das características peculiares que podem mudar dependendo do tipo de roteador que você usa: o nome de usuário e a senha padrão definidos pela fabricante.

Normalmente, as fabricantes usam informações como as seguintes:
- Nome de usuário: Admin
- Senha: Admin
Mas há casos mais específicos, como os modens da Motorola, que normalmente são acessados com as seguintes informações:
- Nome de usuário: Admin
- Senha: Motorola
Digite as informações e pressione Enter para acessar a tela de configuração do dispositivo.
Passo 03
Se for a primeira conexão do modem ao seu computador, um assistente vai configurar tudo praticamente sozinho e você já está pronto para se conectar à internet. Porém, também é possível configurar a conexão Wi-Fi — ou desativá-la, se você preferir —, além de mudar as informações de acesso ao próprio modem.
Configurando o Wi-Fi
Passo 01
Encontre a seção “Wireless” nas opções da tela de configuração do roteador e clique sobre ela. Nas informações gerais desta seção, você vai ver a informação “Enable Wireless” — desmarque-a caso você queira desativar a internet sem fio e deixar a conexão disponível apenas para os dispositivos conectados via cabo.
Passo 02
Se você quer trocar o nome da rede — algo sempre importante para manter tudo mais acessível —, encontre o campo “SSID” e digite o nome que desejar. Antes de sair desta tela, não se esqueça de salvar as alterações.

Passo 03
Agora, é a hora de definir uma senha para proteger a sua conexão. Isso normalmente está disponível na subseção “Security”, dentro da grande seção “Wireless”. Ao acessá-la, modifique o tipo de autenticação para “WPA” e, no campo referente à senha (normalmente identificado como “WPA Key” ou “WPA passphrase”), digite a senha que você escolheu.

No tipo de criptografia utilizada, selecione a opção “AES”.
Feito tudo isso, salve as configurações e você já pode se conectar com a internet por meio de uma rede sem fio protegido por senha.
Mudando a senha de acesso ao modem
Outra configuração de segurança importante é mudar a senha de acesso ao modem. Primeiramente, encontre as configurações do dispositivo — normalmente é a seção “Management” ou “Settings”.
Lá, clique em “Acess Control” e então digite o nome de usuário, a senha antiga e a senha nova nos dois campos restantes.

Pronto, agora, com a nova senha, seu dispositivo está mais seguro.


0 Comentários